INOVAÇÃO EM 30 DIAS PARA EMPRESAS
Por meio do Finep 30 dias, a empresa preenche um formulário simplificado e objetivo. A partir daí, a equipe da agência realiza a análise financeira, com avaliação do risco de crédito e a análise técnica do projeto, que inclui o mérito, as incertezas e os riscos da inovação.
Paulo Resende, superintendente de Fomento e Novos Negócios da Finep, explica que, inicialmente, a empresa se cadastra na base do Finep 30 dias para uma caracterização formal. Em seguida, ela terá um gerente especialista designado para orientá-la e esclarecer os mecanismos de créditos disponíveis, para, então, submeter seu projeto. Se aprovado, o processo de contratação é iniciado automaticamente. “Queremos que o setor empresarial entenda que a inovação é o principal fator para a promoção de um crescimento sustentado e o elemento central para a elevação da produtividade e da competitividade”, afirma Resende.
Para conseguir o objetivo de dar um retorno oficial sobre o mérito de um projeto e suas condições de financiamento em até 30 dias, a Finep elaborou metodologia baseada em um rating. A novidade é composta por um conjunto de indicadores de padrão internacional que irá qualificar e acelerar a análise dos especialistas.
Desde 3 de setembro de 2012, quando foi lançado, até o início de janeiro deste ano, 1.501 empresas iniciaram o cadastro no Finep 30 dias, das quais 471 concluíram o preenchimento, estando aptas a solicitar financiamentos. “Ganha a empresa, pela agilidade que irá iniciar o seu projeto, e o mercado, que vai absorver mais rápido a inovação”, avalia o especialista de Projetos Tecnológicos do Sistema FIRJAN, Fabiano Gallindo.
Mais informações e o cadastramento do Finep 30dias estão disponíveis emwww.finep.gov.br/30dias.
Fonte: Inova nº 18 – Sistema FIRJAN