CONSTRUÇÃO CIVIL: SISTEMA FIRJAN APRESENTA DESAFIOS E PLANO DE AÇÃO A EMPRESÁRIOS FLUMINENSES
Segundo Augusto Franco, vice-presidente executivo do Sistema FIRJAN, para melhorar a capacitação da mão de obra em todos os níveis, o SENAI ampliará o atendimento em direção aos canteiros de obra: “A meta é aumentar em 50% o número de matrículas até 2017”.
As aulas serão ministradas em locais próximos aos empreendimentos, em tendas e unidades móveis. Para acelerar o aprendizado, haverá o uso de simuladores. “As tendas podem ser uma medida imediata, que interessa a todos nós”, avaliou Carlos Fernando de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken Engenharia e Construções.
SENAI terá curso de gestão para formandos em Engenharia e Arquitetura
A criação de um programa de formação complementar do SENAI para graduandos em engenharia e arquitetura é a proposta do Sistema FIRJAN para intensificar o emprego de práticas modernas de gestão e planejamento. A campanha publicitária de valorização dos trabalhadores de toda cadeia da Construção Civil entrará no ar mês que vem. Um dos desafios do setor é atrair os jovens.
A Federação também vai criar um canteiro virtual 3D, com a localização das melhores práticas. Através dessa plataforma online, o empresário poderá entrar em contato direto com outras empresas para trocar experiências sobre o uso de novas tecnologias.
Na avaliação de Roberto Kauffmann, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), o Sistema FIRJAN deu um passo importante para aumentar a competitividade do setor: “Estamos preparados para enfrentar os desafios. Todas as medidas sugeridas (pelo estudo) estão sendo postas em prática”.
O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, propôs a realização de outros encontros para acompanhar o desenvolvimento das ações: “Promoveremos reuniões periódicas para aumentar a sinergia entre os atores envolvidos e apresentar a evolução do projeto”.
“Construção Civil: Desafios 2020” foi encomendado à FGV pelo Sistema FIRJAN. Ao todo, foram 159 entrevistas presenciais, com participação dos maiores especialistas do setor, empresários da construção civil e fornecedores.
Fonte: Sistema FIRJAN