CONSTRUÇÃO CIVIL: FIRJAN LANÇA PUBLICAÇÃO QUE REÚNE OS LABORATÓRIOS DE ENSAIOS EXIGIDOS PELA NORMA 15.575
Essa compilação, inédita, agiliza o acesso à informação qualificada pelos empresários da cadeia da Construção Civil do estado do Rio e está disponível para download gratuito. De forma simples e direta, a “Rede de Excelência – Norma de Desempenho” apresenta quais laboratórios fazem os ensaios exigidos.
A informação é apresentada em quadros, um para item. São eles: ‘Desempenho estrutural’; ‘Segurança ao fogo’; ‘Durabilidade’; ´Estanqueidade à água’; ‘Desempenho Térmico e Lumínico’; ‘Desempenho acústico’; e ‘Sistemas Hidrossanitários’.
A publicação reúne endereços e contatos de todos os laboratórios localizados em solo fluminense. Entre eles está o Centro de Tecnologia SENAI Ambiental, que simula a propagação do som em ambientes abertos, por exemplo, e o SENAI Três Rios/Núcleo de Cerâmica Vermelha, que avalia o desempenho térmico in loco. Outros 15 laboratórios foram mapeados.
A ‘Rede de Excelência’ foi apresenta por Rafael de Jesus Gonçalves, especialista em inovação estratégica do Sistema FIRJAN, no workshop ‘O impacto da norma de desempenho nas edificações do Rio de Janeiro’. O evento foi realizado por SENAI Rio, Sebrae e Sinduscon-Rio, e aconteceu no Centro Cultural Light, Centro do Rio.
Esta é mais uma ação do Sistema FIRJAN em prol do aumento da produtividade da cadeia de Construção Civil fluminense. As iniciativas da Federação para o setor seguem o diagnóstico e as sugestões reunidas no estudo ‘Construção Civil: Desafios 2020’, encomendado pela FIRJAN à Fundação Getúlio Vargas. Em uma das etapas de produção desse documento, foram entrevistados mais de 150 especialistas, executivos e empresários do setor.
Para mais informações sobre o setor, acesse o hotsite da Construção Civil.
Fonte: Sistema FIRJAN