MÓVEIS PRODUZIDOS PELA INDÚSTRIA FLUMINENSE PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO RIO+DESIGN, EM MILÃO
A vice-presidente do Sistema FIRJAN e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Angela Costa, esteve na inauguração da mostra em Milão, dia 13, que reuniu mais de 600 pessoas.
As peças dessas três indústrias foram criadas na 2ª Oficina SENAI Design, que uniu indústrias fluminenses com pouca ou nenhuma tradição de investimento em design a badalados escritórios de designers cariocas. O objetivo da oficina é elevar a competitividade das empresas através de produtos inovadores. A iniciativa inclui desde workshop sobre tendências até a exposição dos produtos em feiras.
Pereira Lopes Marcenaria Corporativa criou com o Estúdio Baobá sua primeira peça de home office. Pensada para imóveis pequenos, em que não há cômodo exclusivo para um escritório, esse móvel é fixado à parede. O tampo que serve de mesa pode ser fechado, liberando espaço para circulação. A iluminação é embutida de forma que não vaze muito para o resto do ambiente.
A estação de trabalho Sapri, para ambientes corporativos, foi a aposta da Lucareli Mobili, em parceria com os designers Bernardo Senna e a equipe do Caburé Studio. As peças misturam vários materiais, como tecido, acrílico e estruturas tubulares e podem ser personalizadas. O gaveteiro com rodízio tem o tampo acolchoado para virar banco.
Para a Vimoso, o Fantástico Studio di Design inovou com a incorporação de cordas náuticas a um sofá com poucos ângulos retos. A novidade conferiu mais leveza à peça, um sofá em que até a parte de trás é decorativa.
É a primeira vez que a Lucareli e a Pereira Lopes terão seus móveis exibidos em exposição no exterior.
Aproximação da indústria com o design
A 2ª Oficina SENAI Design reuniu, ao todo, nove indústrias e cinco designers. Os demais produtos serão lançados no final do primeiro semestre. Esta ação do Sistema FIRJAN, que começou em 2012, ganhou duas categorias do IDEA/Brasil, o principal prêmio de design do país, ano passado: recebeu ouro em ‘Estratégia de Design’ e o prêmio especial ‘Destaque de Inovação’.
No lançamento da Rio+Design Milão 2015 no Brasil, realizado dia 6 na sede da FIRJAN, Angela Costa destacou que a FIRJAN, através do SENAI, está mostrando aos industriais como o design agrega valor a seus produtos. “Essa oficina aproxima a indústria do design”, disse.
“Quando começamos a levar os designer a Milão, os italianos se surpreendiam: o Rio tem isso?. Queremos mostrar como o Rio é forte em design”, contou a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, também no lançamento na FIRJAN. O lançamento reuniu designers que assinam as peças que serão expostas na Itália. Guto Índio da Costa apresentou também a ambientação da exposição.
Fonte: Sistema FIRJAN