CHINA INOVA COM PROTOTIPAGEM RÁPIDA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A empresa WinSun, companhia chinesa de engenharia com sede em Shangai, já construiu 10 casas utilizando uma impressora 3D de grandes dimensões. Outro feito da empresa foi construir um prédio de cinco andares, com a mesma tecnologia. O uso da prototipagem rápida na construção civil permite que os projetos sejam feitos com mais agilidade, diminuindo custos e reduzindo o volume de resíduos gerados.
Outro exemplo que vem da indústria chinesa é o processo de industrialização da produção de um edifício fora do canteiro de obras, que também reduz o tempo de construção. A Broad Sustainable, especializada na técnica, construiu um prédio de 30 andares em apenas 15 dias. A empresa explica que seus empreendimentos são seguros, e destacam-se por serem resistentes a terremotos.
Os detalhes destas tecnologias, e de outras tão inovadoras quanto, foram vistos durante a missão empresarial China – Construção Civil, e serão apresentados na série de encontros do giro pós-missão. A comitiva visitou empresas, museus, universidade e feiras do setor, e preparou um relatório consolidando todas as novidades.
O SENAI conta com laboratório de prototipagem rápida: para saber mais, conheça os Centros de Tecnologia SENAI (CTS).
CONFIRA: Relatório da Missão à China
Fonte: Sistema FIRJAN