SENAI INAUGURA PRIMEIRO INSTITUTO DE INOVAÇÃO PARA A QUÍMICA VERDE NO BRASIL
O Instituto SENAI de Inovação para a Química Verde complementa as competências dos Institutos SENAI de Tecnologia (IST), nova nomenclatura adotada nacionalmente para os Centros de Tecnologia SENAI (CTS). A unidade irá desenvolver pesquisas aplicadas, antecipando soluções inovadoras para as indústrias e auxiliar as empresas a aumentar sua produtividade sempre em conformidade com a legislação ambiental. O objetivo é descobrir e apoiar ideias inovadoras e sustentáveis.
O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, falou sobre a importância do instituto para o desenvolvimento da indústria. “Uma preocupação que todos nós devemos ter é como levar o planeta Terra para as futuras gerações, tentando usar matérias primas naturais e que não tenham efeitos colaterais para a vida das pessoas. Tenho certeza de que essa unidade vai trabalhar para o bem e vai mostrar que as indústrias brasileiras estão preocupadas com o futuro da humanidade.”, destacou Eduardo Eugenio.
No ISI Química Verde podem ser desenvolvidos projetos para diversos ramos da atividade industrial, com destaque para os setores petroquímico, farmacêutico, cosmético, óleo e gás, alimentos e bebidas e biocombustíveis.
O gerente do IST Ambiental, Paulo Roberto Furio, destacou que o espaço será local de encontro entre o conhecimento e a experiência de pesquisadores com as novas ideias e com a juventude que quer criar opções mais sustentáveis. “O novo instituto nasce com o compromisso de apoiar a indústria na elaboração de projetos que busquem proteger o trabalhador, o meio ambiente e o consumidor. Tudo isso por meio da maximização da eficiência das reações químicas, o que se reverte em benefícios econômicos para as empresas”, ressaltou.
A nova unidade funciona em rede com outros 26 institutos de inovação, com diferentes especialidades, em diversos lugares do país, sempre em parceria com as universidades e de acordo com as necessidades da indústria. Os empresários vão poder desenvolver projetos com financiamento de agências de fomento nacionais e internacionais.
Saiba mais: ISI Química Verde
Fonte: Sistema FIRJAN