ALERTA: O TRÂNSITO NOS FERIADOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Esse feriado é exclusivo para o município do Rio de Janeiro, não afetando as atividades industriais ou comerciais na região metropolitana e no restante do estado. Os feriados foram estabelecidos pela Lei Municipal 5.591, publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro em 12 de junho de 2013. A Prefeitura tomou esta decisão a partir da estimativa de que a cidade atrairá dois milhões de pessoas durante a visita do Papa Francisco.
Para acomodar a movimentação de pessoas na cidade, Metrô e trens suburbanos terão reduzidos os intervalos para atender ao aumento esperado do número de passageiros. Nas principais linhas urbanas que farão conexão com os locais dos eventos da Jornada Mundial da Juventude poderá haver reforço no número de ônibus, medida que está sendo analisada pela secretaria Municipal de Transportes.
Não haverá restrição à circulação de veículos de carga, mas haverá impedimento de circulação de ônibus fretados no município no período de dias 19 de julho até 30 de julho, buscando garantir fluidez ao tráfego.
Alertada pelo Sistema FIRJAN quanto à necessidade das indústrias de garantir a movimentação de seus funcionários, muitas vezes realizada em ônibus fretados, a Secretaria de Transportes do Município se comprometeu a divulgar, até
o final desta semana, resolução que permitirá o transporte coletivo de trabalhadores através de veículos fretados, evitando assim que as indústrias sofram sanções e que os veículos com essa destinação sejam apreendidos.
O Sistema FIRJAN comunicará a seus associados os detalhes da resolução assim que ela for emitida.
Fonte: www.firjan.org.br