Notícias

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL 2013

 

O art. 579, da CLT, determina o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, independentemente de serem ou não associados a um sindicato.
 
Do montante arrecadado com a Contribuição Sindical, 60% são destinados ao sindicato que representa a categoria, mesmo se a empresa não for sindicalizada; enquanto o Ministério do Trabalho recebe 20%; e a federação estadual da indústria do estado em questão, 15%; à CNI cabem 5% do total.
 
Na ausência do sindicato, porém, caberá à federação 60%, ao Ministério do Trabalho 20% e à CNI 20%.
 
O objetivo da cobrança é o custeio das atividades sindicais e valores destinados ao Ministério do Trabalho e Emprego, e integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
 
 
Dúvidas sobre Contribuição Sindical Patronal podem ser esclarecidas pelo e-mail jcoutinho@firjan.org.br, pelo telefone (21) 2563-4251, ou através do site do Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br).
 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.