GIRO MÓVEIS EM NOVA FRIBURGO REÚNE EMPREENDEDORES EM BUSCA DE NOVIDADES
Na abertura do encontro, realizado no SENAI Espaço da Moda, o presidente da regional, Joel Wermelinger Araújo, ressaltou a importância dos investimentos no setor moveleiro para o Centro-Norte Fluminense, que ganhou atenção especial neste ano. O empresário, que coleciona anos de experiência no ramo da construção civil, destacou a oportunidade de adquirir conhecimento especializado, proporcionada pela Federação, como uma das chaves para o sucesso da movelaria na região.
Evento gratuito levou informações e as tendências do mercado moveleiro internacional (Foto: Fabrício Rocha)
A missão empresarial ocorreu em maio, quando o grupo visitou a Bienal Mundial de Tecnologia e Componentes para a Indústria Moveleira XYLEXPO, uma das principais feiras do setor no mundo. De acordo com o especialista técnico setorial Moveleiro do Sistema FIRJAN, Hugo Gripa, os empresários conheceram de perto o fluxo de produção de fábricas italianas nos arredores de Milão, como a Desalto e Falegnameria Curioni.
O Giro Móveis, segundo Gripa, é voltado para líderes setoriais, empresários, técnicos, profissionais do setor, arquitetos, designers e estudantes.
Capacitação em gestão
Os empresários fluminenses tiveram ainda a oportunidade de visitar o FabLab Milano e de conhecer a Instituição Federlegno Arredo, entidade de classe voltada para o setor, para obter informações sobre boas práticas de gestão. Além disso, participaram de capacitação executiva elaborada pela Università Commerciale Luigi Bocconi, referência em gestão no mundo, na qual debateram assuntos como adequação de estratégia, soluções para redução do impacto ambiental e tendências de automação industrial.
“As indústrias italianas estão investindo em peças personalizadas, com design mais refinado, para agregar valor aos produtos e não competir apenas com material e preço. Vimos ainda que eles apostam na inovação, mas também respeitam a tradição e o cuidado no trato com a madeira”, destacou o empresário Fernando José Coutinho Aguiar, diretor do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campo dos Goytacazes (Sindimob), que participou da missão.
Fonte: Assessoria de Imprensa Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Norte Fluminense