Petróleo e Gás e Construção Civil Impulsionam Economia do Rio de Janeiro e Alavancam o PIB do Estado
Na última quinta-feira, 5, a Firjan divulgou sua Nota Técnica do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense, e registrou o crescimento de 1,5% da atividade econômica do Rio em 2019.
A construção civil e a indústria extrativa mineral, na qual está o setor de petróleo e gás, foi o que mais contribuiu para que o Rio de Janeiro tivesse o maior crescimento do PIB do país, em comparação com outros estados, segundo dados.
De acordo com relatório, o crescimento registrado em 2019 superou o de 2018, além de se manter acima do PIB nacional, que registrou apenas 1,1% de crescimento no ano passado. “Este é o 2º ano consecutivo de crescimento do PIB do RJ, o que indica continuidade do processo de recuperação da economia, mas ainda é lenta e pouco disseminada a todos os setores”, avaliou o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.
Ainda segundo os dados divulgados pela Firjan, o setor extrativista cresceu 8,8% no ano e foi seguindo pelo setor de serviços industriais de utilidade pública (SIUP), e pela construção civil, que também registraram crescimento, respectivamente, de 1,9% e 1,0% em 2019.
A Firjan acredita que, para 2020, a estimativa de crescimento do PIB fluminense esteja em 1,9%, e cita a redução da taxa de juros para um dos fatores que devem auxiliar o desenvolvimento econômico do RJ.
Fonte: Click Petróleo e Gás.