VISÕES DE FUTURO’ DISCUTIU AS PRINCIPAIS DEMANDAS PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-NORTE FLUMINENSE
Para a presidente da Representação Regional, Márcia Carestiato Sancho, o seminário foi uma ótima oportunidade para identificar as potencialidades da região e valorizar a indústria local. Ela destaca também a importância de somar forças para desatar os gargalos: “Estamos aqui unindo esforços e pessoas para que possamos trabalhar as demandas da nossa região e cobrar isso do poder público”.
Márcia Carestiato Sancho ao lado dos empresários | Fotos: Bruno Dias
O especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema FIRJAN, Riley Rodrigues de Oliveira, acrescentou: “Com o ‘Visões de Futuro’, a FIRJAN deu um passo além: não atuamos somente com ajuda pontual às indústrias, mas também no planejamento, no desenvolvimento regional integrado, num plano diretor integrado, numa política industrial desenvolvimentista e, acima de tudo, ajudamos a identificar os gargalos e desafios e apontando as condições para que as oportunidades se tornem realidade”.
Economia criativa e turismo: novos potenciais
De acordo com o especialista, a região possui um grande potencial de desenvolvimento econômico em setores como o de Indústria Criativa e de Turismo Comercial. “A cachaça do Carmo foi eleita a melhor do mundo. Nova Friburgo responde por 60% da produção de flores de corte do estado do Rio e, em 2013 movimentou R$ 345 milhões nesse setor. Por que não investir em um selo que divulgue isso? Não somente uma festa mas uma visitação extensiva durante todo o ano”, sugeriu.
Riley apontou também o fortalecimento de setores já consagrados, como o têxtil, o metalmecânico, a agroindústria, o setor de plástico, impulsionados por diversos fatores, a exemplo do crescimento populacional e dos investimentos em áreas próximas, como o COMPERJ.
Na primeira rodada do talk show, empresários comentaram sobre os temas que mais precisavam de atenção em sua região. A infraestrutura em banda larga, a mobilidade urbana e a formação de mão de obra, desde a educação de base, foram as principais questões abordadas pelos participantes.
Márcia Carestiato Sancho com os prefeitos da região
A segunda rodada do talk show reuniu oito prefeitos da região: Rogério Cabral (Nova Friburgo), Paulo Vieiras de Barros (Bom Jardim), Alex Rodrigues Leitão (Duas Barras), Carlos José Gomes de Souza (Trajano de Moraes), Paulo Cesar Gonçalves Madeira (Vice Prefeito em exercício – Carmo), Saulo Domingues Gouvea (Cantagalo), Leandro Monteiro (Cordeiro), Felix Monteiro Lengruber (Macuco).
Os prefeitos comentaram os temas levantados pelos empresários e se comprometeram a criar um Consórcio das Prefeituras de forma a promover em conjunto o desenvolvimento da região.
A partir das informações discutidas, o Sistema FIRJAN irá produzir um documento, que será entregue aos governos municipais e estadual. Os desdobramentos serão acompanhados pelos técnicos da Federação de Indústria do Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.
Fonte: Sistema FIRJAN