RIO+ PROMOVE DEBATE SOBRE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL COM SHIGERU BAN

Em evento sobre construções sustentáveis atuais, o renomado arquiteto japonês Shigeru Ban falará sobre soluções inovadoras para arquitetura urbana em seminário no Rio de Janeiro. O evento acontece na sexta-feira, 13 de setembro, às 09h30, no Museu de Arte do Rio (MAR: Praça Mauá 5, Rio de Janeiro).  O seminário contará também com a presença da ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira.

Conhecido pela utilização de recursos sustentáveis, como de tubos de papelão, na elaboração de grandes estruturas, Ban foi consultor do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na década de 1990, tendo fundado a ONG “Voluntary Architects’ Network” (VAN) em 1995 a fim de usar ideias arquitetônicas para projetos de ajuda humanitária em casos de desastres no mundo.

Entre as obras do arquiteto, estão a “Catedral de Papelão”, na Nova Zelândia e o “Pavilhão de Papel”, em Madri, além de abrigos no Haiti, escolas na China e até uma ponte na França. (Veja mais obras de Ban aqui)

O seminário será realizado pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil. A Fundação Roberto Marinho apoia o evento.

Entrada franca. Os participantes deverão confirmar sua presença pelo email: confirma.shigeruban@gmail.com

Fonte: www.onu.org.br