CONSTRUÇÃO CIVIL: FIRJAN LEVA MISSÃO SINDICAL À CHINA

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e os empresários visitaram na sexta, dia 28 de novembro, a BAUMA, principal feira voltada para a indústria e equipamentos de Construção Civil da Ásia. A BAUMA foi o ponto alto do roteiro dessa missão sindical, que teve como foco a prospecção de inovações tecnológicas e de gestão para a toda a cadeia produtiva do setor.

“A China hoje é um case de sucesso a ser estudado não só pelo Brasil, mas pelo mundo todo. Na Construção Civil, por exemplo, impressiona a preocupação deles em oferecer uma infraestrutura boa para a população. E essas mudanças foram rápidas, em menos de 20 anos. Não restam dúvidas de que precisamos aprender os processos para sermos mais rápidos e eficientes. E tudo isso com um custo menor”, disse o presidente do Sistema FIRJAN.

Em sua primeira missão sindical, a presidente do Sindicato dos Mineradores de Areia do Estado do Rio de Janeiro, Regina Lucia Gonzalez, já estuda uma maneira de disseminar o conhecimento para seus associados. “Pudemos ter uma noção do que realmente está acontecendo no mundo dentro do nosso setor. Também vimos que algumas mudanças que pensamos em fazer na produção das empresas para otimizá-las são possíveis se tivermos um bom planejamento e os equipamentos certos, claro. Tive boas ideias para expandir os meus negócios”, afirmou ela.

O roteiro foi aberto na segunda-feira, com a visita técnica ao canteiro de obras da Winsun, empresa famosa no mercado chinês por construir um grande número de residências num curto espaço de tempo, utilizando a tecnologia de impressão 3D para fazer os componentes estruturais dos imóveis.

Depois, os empresários conheceram o Broad Sustainable Building, grupo chinês especializado na execução de prédios pré-fabricados resistentes a terremotos e reconhecido por fazer bom aproveitamento das fontes de energia em seus empreendimentos. A Broad desenvolveu ainda um processo de produção cujo o resultado final é menos de 1% de resíduo.

“Os chineses já acordaram para o problema da falta de energia que está ficando escassa e cara no mundo inteiro. Todos os prédios já estão sendo construídos com um manta para tornar o interior mais agradável para o proprietário não gastar luz à toa. No Brasil, ainda não estamos fazendo isso. O resultado é que vamos pagar muito caro por isso e essa conta vai chegar em breve”, comentou Luis Carlos Barbosa Lima, presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba.

Na terça, o grupo pegou o trem bala e foi a Suzhou, cidade a 110 quilômetros de Xangai e conhecida como a Veneza da China por ser cortada por vários canais e pontes. Lá, estiveram em outro canteiro de obras da Winsun.

No dia seguinte, conheceram o escritório do Grupo de Arquitetura e Design Tongji. Fundado em 1958, é hoje uma das consultorias mais importantes do país. Depois, seguiram para Escola do Meio Ambiente e Arquitetura da Universidade de Xangai, onde aprenderam sobre o modelo de formação técnica e sua interação com a indústria e conferiram os centros de pesquisas da instituição.

Os empresários foram ainda ao BDP Design Studio, escritório que reúne arquitetos, engenheiros, designers e urbanistas e que desenvolve projetos desde parques e escolas até hospitais e estádios esportivos.

No sábado, foram ao Centro de Exposição do Planejamento Urbano de Xangai onde puderam aprender sobre a história da cidade e acompanhar suas mudanças com a ajuda de fotos, vídeos e maquetes.

“Essa missão foi muito proveitosa porque pudemos ver a tecnologia, os equipamentos e a infraestrutura da China. O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi a capacidade deles de planejar e executar. Isso ainda é um grande problema no Brasil e precisamos mudar essa mentalidade”, observou Mauro José Campos Pereira, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Volta Redonda.

Participaram também dessa missão o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro, Roberto Kauffmann, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Campos dos Goytacazes, Francisco Roberto de Siqueira, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Montagens Industriais e Engenharia Consultiva no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, João Luiz Ramos Alves, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro Norte Fluminense, Joilson Wermelinger Araújo, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção, Engenharia Consultiva e do Mobiliário de Niterói a Cabo Frio, Sérgio Kunio Yamagata, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Martins de Andrade, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Três Rios, Paraíba Do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia, Waldir dos Santos Júnior, e os empresários indicados Leonardo Melício Calmon Barreto e Marcelo Diab Elias Kaiuca.