SISTEMA FIRJAN AMPLIA PORTFÓLIO DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAI

Entre os novos títulos estão o de Aperfeiçoamento em controle tecnológico do concreto, voltado para a Construção Civil. Há diversas opções também em áreas como Audiovisual, Animação Digital, Automação, Indústria Automotiva, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Metalurgia, Meio Ambiente, Mecânica, logística, Gráfica, Design e Web, Eletrônica, Eletricidade e Bebidas, ofertados nas escolas do estado do Rio.

“A educação profissional assume hoje um papel central para a manutenção do emprego e também para a requalificação no momento de reabertura de vagas”, afirma Andrea Marinho, diretora de Educação do Sistema FIRJAN.

Edson Melo, gerente de Educação Profissional do Senai, explica que a tecnologia foi o foco da ampliação do portfólio. “Os novos cursos aproveitam os investimentos que o Sistema FIRJAN fez em tecnologia nos últimos anos para atender às empresas”, explica Melo.

SOLUÇÕES CUSTOMIZADAS

O Senai estrutura cursos para atender necessidades específicas da indústria, com soluções desenhadas sob medida. Uma das modalidades de capacitação bastante procuradas são os cursos nas empresas, que possibilita que o funcionário aprenda sem deixar o local de trabalho. No ano passado, as formações mais demandadas foram Segurança no trabalho em altura e Básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade.

O investimento em cursos de Educação a Distância (EAD) segue o mesmo princípio, de atender a todos os públicos, inclusive os que enfrentam dificuldades de horário ou outros impedimentos de frequentar um curso presencial. Segundo projeções do Senai, estima-se um aumento de 30% das matrículas desse segmento em 2015.

PORTFÓLIO PARA O MERCADO

Quanto ao portfólio, o Senai segue duas vertentes. Uma delas é a atualização constante dos cursos; e a outra envolve o desenvolvimento de novos títulos, que surgem a cada momento em função do lançamento de tecnologias. Por isso, a cartela de oferta – atualmente com um total de 1157 títulos em atenção às mais variadas modalidades e segmentos – está em constante atualização. A meta é acompanhar a evolução tecnológica dos equipamentos utilizados nas indústrias.

Para conhecer o portfólio e a grade deste primeiro semestre, visite www.cursosenairio.com.br. Há informação sobre as opções para cada segmento, os locais e os tipos de curso para indústrias. As empresas interessadas podem procurar a Gerência de Relações com o Mercado (GRM) para conhecer os cursos customizados, desenvolvidos especialmente para a indústria cujo segmento não consta na relação do site.

Com informações da Carta da Indústria.