Sessão de Negócios reúne empresários em Nova Friburgo

No dia 30 de novembro, cerca de 50 empresas da Região Serrana participaram da Sessão de Negócios do Programa de Encadeamento Produtivo promovido pelo Sebrae/RJ em parceria com a Firjan, Sinduscon-CN e Votorantin. O evento aconteceu no Senai – Espaço da Moda (Avenida Conselheiro Julius Arp, nº 85 – Centro / Nova Friburgo).

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, a Sessão de Negócios do Programa de Encadeamento Produtivo em Nova Friburgo não serviu apenas como uma forma de promover networking entre os participantes, mas também para alavancar as atividades econômicas locais. “Muitas das grandes empresas que atuam em nossa região mantém negócios com fornecedores de outros estados, sem saber que logo ao lado existem empresas capacitadas e qualificadas para suprirem suas necessidades quanto a insumos e prestação de serviços. É importante destacar que ações dessa natureza visam potencializar as atividades econômicas da região, com o objetivo de reduzir custos operacionais tanto com logística quanto na produção, diminuindo o preço do produto final e tornando todo esse mercado mais competitivo”, ressaltou.

Para o coordenador regional da Firjan, Paulo Saldanha, o encontro entre as micro e pequenas empresas da região com as empresas âncoras foi extremamente positivo em razão das expectativas de negócios. “Eventos como esse são estratégicos e servem para aproximar empreendedores locais junto às grandes empresas, sejam de polos locais ou de outros mercados. Também é uma forma de fazermos com que os polos enxerguem esses potenciais fornecedores no seu próprio local e nicho de atuação. Iniciativas como essa, quando resultam em negócios ou parcerias comerciais, podem beneficiar toda uma cadeia produtiva, trazendo desenvolvimento econômico para a região, através da geração de emprego e renda”, explica.

Oportunidade sem igual

Segundo Jan Matheus, representante da empresa 3P Mídia, responsável por divulgação em mídia embarcada (em ônibus), a Sessão de Negócios foi muito boa para ampliação de cenário para possíveis negócios. “Foi uma oportunidade sem igual, onde o tempo todo em que estivemos participando do evento promovemos serviços e produtos. Ou seja, a todo instante temos a chance de encontrar alguém que necessita do que temos a oferecer, ao mesmo tempo que podemos encontrar alguém que pode fornecer algo de que precisamos. Além disso, pude conhecer empresas de outros conhecimentos e compartilhar experiências. Sem dúvida alguma eu participarei de outra Sessão de Negócios porque pra mim foi muito proveitoso”, ressaltou Jan, afirmando que saiu do evento com grandes possibilidades de fechar negócios com mais de uma empresa.

Erik Ferreira, coordenador administrativo e financeiro da empresa Águas de Nova Friburgo, disse que saiu satisfeito com o resultado da Sessão de Negócios. “Saímos daqui com a expectativa imediata de fechar negócio com quatro ou cinco empresas da região. Tivemos a satisfação de encontrar um fornecedor que atende as especificações de nossa área ambiental, algo que estávamos com dificuldade de encontrar no mercado. Ou seja, com certeza esse tipo de evento não só movimenta a economia local, mas possibilita a formação de uma rede de contatos que beneficia a toda população empreendedora local”, destaca.

Dinâmica do evento

A Sessão de Negócios é um evento de mercado idealizado para criar maior interatividade possível entre micro e pequenas empresas junto às empresas âncoras, de forma rápida e objetiva, onde as empresas locais se apresentam a todas as empresas âncoras participantes em sistema de rodízio denominado de “sessão”.

Na Sessão de Negócios realizada nesta quinta-feira foram disponibilizadas mesas ocupadas fixamente por uma empresa âncora, cada.

A metodologia consistiu em fazer com que todos fornecedores em potencial se apresentassem a todos os possíveis compradores com um tempo definido previamente, conforme o número de participantes da mesa.

O objetivo é promover networking para que micro e pequenas empresas tornem-se fornecedoras de grandes empresas, além de fortalecer a economia regional promovendo um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos negócios.

Entre as empresas e instituições âncoras, estavam: Votorantim Cimentos, Águas de Nova Friburgo, Silthur, Gemini, Pedrinco, EBMA e as Prefeituras de Nova Friburgo, Cantagalo e Macuco.