Monumento Raiz e Flor comemora 200 anos de Nova Friburgo no SENAI
Uma obra feita em alumínio, representando os 11 cantões suíços que fundaram a cidade de Nova Friburgo, recepciona quem passa pela entrada do SENAI Nova Friburgo, no Centro, a partir desta quinta-feira (10). O monumento Raiz e Flor é fruto de uma parceria entre o artista plástico Felga de Moraes e o Sistema FIRJAN, com o objetivo de homenagear os moradores do município serrano – que no dia 16 de maio completa 200 anos – e a contribuição dos empreendimentos dos primeiros imigrantes para o desenvolvimento da indústria na região.
Durante a inauguração, o presidente em exercício do Sistema FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, parabenizou Nova Friburgo e lembrou que a história da indústria no município começou há mais de 100 anos, inaugurando setores que até hoje são destaque no desenvolvimento econômico da região Centro-Norte. “Atualmente, a indústria é o setor que mais emprega na cidade, com mais de 17.000 empregos formais. Por isso, a FIRJAN está aqui com sua representação regional há 40 anos”, ressaltou Mariani.
O dia 16 de maio também é uma data especial para o SENAI Nova Friburgo, que comemora na mesma dada seu aniversário de 75 anos, sendo uma das primeiras unidades no Brasil. “Essa conquista é um reflexo de muita luta e trabalho do cidadão Friburguense. E estamos aqui também para participar ativamente do futuro, com equipamentos e laboratórios de última geração no FabLab para que os próximos 200 anos da nossa indústria sejam ainda mais promissores”, destacou Carlos Eduardo de Lima, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Norte Fluminense.