EMPRESÁRIOS CONHECEM SOLUÇÃO PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE MADEIRA

A solução foi avaliada pelos participantes do Fórum como uma boa alternativa para dois desafios do setor industrial. “Existem problemas relacionados: o resíduo e a falta de energia. O primeiro acaba atrapalhando a empresa pelo volume estocado e a utilização da madeira pode ajudar a resolver o segundo”, explicou o vice-coordenador do Fórum, Francisco Muniz.

O trabalho da MTB consiste em recolher os resíduos de madeira das empresas, triturá-los e produzir o cavaco, nome dado às lascas obtidas no processo. O material, segundo o consultor de vendas da companhia, José Guilherme Machado, é bastante seco, com 12,2% de umidade em média, o que permite um bom aproveitamento para queima e geração de energia por calor. “No futuro, no eixo de Piraí a Itaipava, o volume de resíduos será enorme e a utilização de biomassa é um caminho interessante”, completou o diretorgeral da MTB, Norival Scaramussa.

José Antero Raposo, diretor industrial da Vitalis, avaliou positivamente o método apresentado. “Cada vez mais a indústria tem que fornecer da maneira que o cliente quer receber o produto, com fácil manuseio. Para tanto, o uso de pallets continuará crescendo e, consequentemente, gerando matéria-prima para o processo da MTB”, disse Raposo.

Fonte: Carta da Indústria – Ano XIII nº 614