EMPRESÁRIOS CONHECEM TECNOLOGIAS PARA GERENCIAMENTO DE CORES EM PALESTRA NO IST AMBIENTAL

Após palestra sobre gerenciamento de cores, empresários visitaram as instalações do Laboratório de Tintas (Foto: Fabiano Veneza)

Segundo o palestrante Alexandre Zerbatto, gerente comercial da X-Rite/Pantone Brasil, as inovações são fundamentais para maior precisão na avaliação das cores, utilizadas na fabricação de tintas. Entre as soluções tecnológicas que proporcionam isso estão as cabines de luz.

“É um ambiente onde a lâmpada é controlada, e por isso a interferência visual é menor. Um dos problemas para produzir tintas é que grande parte das indústrias faz controle de qualidade por meio de avaliação visual”, afirmou.

Primeiro Laboratório de Tintas Imobiliárias do estado do Rio foi inaugurado em julho, no IST Ambiental (Foto: Fabiano Veneza)

Zerbatto destacou que crescem as exigências por parte dos consumidores, cada vez mais focados em detalhes, o que demanda novos processos e ferramentas para maior eficácia na medição de qualidade: “A indústria não está preparada para fazer isso com avaliação visual. Há uma gama de ferramentas que permite fazer análises de forma muito mais rápida. Isso é importante porque possibilita fazer lotes pequenos e, ainda assim, ser rentável”.

Para Norman Cunha, responsável técnico da Apollo Tintas, a pigmentação é um dos aspectos mais complexos na fabricação de tintas, e conhecer soluções disponíveis no mercado é fundamental para a competitividade das indústrias: “É importante ter acesso a ferramentas para produzir melhores resultados e melhorar produtividade com redução de tempo. O mercado está sempre renovando, e temos que acompanhar essa evolução. O cliente demanda determinada cor, e nosso papel é buscar atender a sua expectativa”.

Empresários estiveram reunidos na palestra Gerenciamento de Cores para Aplicações Industriais (Foto: Fabiano Veneza)

Após a palestra, os empresários realizaram uma visita guiada e conheceram os serviços oferecidos no Laboratório de Tintas Imobiliárias do IST Ambiental, o primeiro do estado do Rio. O espaço, inaugurado em julho, apoia as empresas produtoras de tintas para a obtenção de uma certificação voluntária junto ao Inmetro (Portaria nº 529), que comprova a qualidade do produto.

“Já demandamos serviços para o laboratório, e o atendimento foi muito satisfatório. Para nós é primordial contar com esse apoio do SENAI, pois depender de outros estados era muito complicado”, disse Cunha.

O evento aconteceu em 10 de novembro, no Laboratório de Tintas Imobiliárias.

Fonte: Sistema FIRJAN