Notícias

GOVERNO ACELERA DEPRECIAÇÃO DE BENS DE CAPITAL E DIMINUI IR DAS EMPRESAS

 
Segundo ele, as máquinas e equipamentos adquiridas até o fim de 2012 poderão ser “depreciadas” em até cinco anos, e não em até dez anos como acontece atualmente.
 
Com isso, as empresas que comprarem estes equipamentos até o fim deste ano poderão abater 20% por ano, e não 10% (cálculo anterior). Mantega explicou que esse procedimento diminuirá os valores pagos em Imposto de Renda, deixando mais recursos com as empresas.
 
Ao mesmo tempo, porém, o governo também arrecadará menos. A expectativa do ministro Guido Mantega é de que a medida gere uma “renúncia fiscal” de R$ 1,37 bilhão em 2013 e de R$ 6,75 bilhões em cinco anos.
 
A depreciação é o custo ou a despesa resultado do desgaste dos chamados “ativos imobilizados”, como máquinas e equipamentos, móveis ou veículos, por exemplo. Ao longo do tempo, os bens vão perdendo valor com o desgaste e essa “perda” é apropriada na contabilidade.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.