INDÚSTRIA 4.0 É TEMA DO FÓRUM IEL DE GESTÃO EMPRESARIAL PARA O SETOR MOVELEIRO

O evento teve palestras do gerente comercial da HOMAG, Dieter Rachor, do representante da Revista Móveis de Valor, Ari Bruno Lorandi, e do gerente de inovação estratégica do Sistema FIRJAN, Carlos Coelho.

Dieter Rachor explicou que a Indústria 4.0 é a “comunicação entre máquinas para que operem automaticamente”. Em sua visão, esta revolução – também conhecida como Internet das Coisas – abrirá novos caminhos. “Poderemos falar com lâmpadas para sabermos o caminho de casa”, exemplificou. Em seguida, Rachor explicou como as máquinas e equipamentos da HOMAG estão preparados para atender este novo mercado.

Dieter Rachor falou sobre a Indústria 4.0 e apresentou os equipamentos da HOMAG já disponíveis para atender esta nova demanda. (Foto: Antonio Batalha)

A Internet das Coisas foi o tema da apresentação de Carlos Coelho, projetando como será o futuro – não tão longe assim – com os objetos gerenciados e interligados. “Os produtos terão identidade e tomarão decisões”, disse. Coelho também mostrou um modelo de óculos com realidade virtual e produtos sendo feitos em casa através de impressora 3D, desencadeando num encurtamento da cadeia entre produtor e usuário. “O setor moveleiro terá que estar preparado para receber a tecnologia que virá de fora. Pensando nisso a partir da produção e em como inseri-la no seu negócio para oferta ao cliente”, afirmou ele.

Bruno Lorandi debatem sobre a Internet das Coisas e como ela afetará a indústria moveleira. (Foto: Antonio Batalha)

Por fim, Ari Bruno Lorandi traçou um paralelo entre o que a Indústria 4.0 pode oferecer e como está a situação do setor moveleiro no Brasil, afirmando estar na contramão das novas tecnologias. “Hoje, as indústrias de móveis ainda são feitas para produzir em série e fazer mais do mesmo” disse Lorandi, que aposta na marcenaria para absorção do novo conceito. “As indústrias apresentarão novidades o tempo todo e trabalharão sob demanda. O diferencial é ver o que as pessoas precisam, por isso quem está perto do cliente tem muito mais chances de ser competitivo”, concluiu.

Vídeos do evento disponíveis para download abaixo:

Vídeo compacto

Abertura Dieter Rachor