PLANO NACIONAL DE CULTURA EXPORTADORA APRESENTA FERRAMENTAS PARA FRIBURGUENSES

De acordo com a Assessora-Chefe de Comércio e Investimentos da Secretaria da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro, Thayne Garcia, estão programadas 72 ações para 2014 em 11 cidades para estimular o comércio exterior. Para Thayne, a união de várias instituições para constituir o plano deve incentivar, ainda mais, a exportação, aproveitando a visibilidade brasileira no âmbito internacional. “O melhor é reunir diversas instituições para desenvolver o comércio exterior no país. Eu não consigo falar sobre desenvolvimento da indústria sem falar com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), por exemplo”.

Durante o evento, diversas ferramentas para facilitar o contato das empresas nacionais com as empresas internacionais foram apresentadas. A representante da Divisão de Programas de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, Luciana Belmok, falou sobre os Setores de Promoção Comercial (Secom), instalados pelo governo em diversos países, a fim de facilitar a entrada das empresas brasileiras no mercado estrangeiro.

O professor da Universidade Federal do Paraná, André Muniz Afonso, que trabalha com a Cooperativa Regional de Psicultores e Ranicultores do Vale do Macacu, contou que a instituição está se preparando para exportar carne de rã, um de seus principais produtos. Para ele, o evento e as ações de conhecimento sobre o mercado colaboram para isso. “Foi importante para nós conhecer os diferentes órgãos que participam do processo, algumas vias para acessar esses órgãos e as facilidades”.

Um consenso entre os presentes estava na possibilidade de desenvolvimento do comércio exportador, característico da região. Elizabeth Muylaert, proprietária de uma agência dos Correios em Nova Friburgo, especializada em exportação, comentou sobre suas experiências. “Eu tenho certeza que Nova Friburgo tem um potencial enorme. Eu conheço até exportador de pipa na cidade”, disse.

Os empresários presentes também compartilharam dessa visão. Adílson Gaspar, proprietário de uma empresa de moda íntima, acredita que é importante conhecer o mercado. “É necessário dar um start nessa área de exportação. Muitas pequenas empresas não têm acesso ao conhecimento. Então, a gente vem buscar esse conhecimento juntamente com os parceiros que aqui estão para que a gente possa começar a exportar”.

Para a presidente regional da Firjan, Nelci Layola Porto, é importante que os empresários interessados em exportar procurem parceiros para ter resultados efetivos. “Por enquanto, o mercado interno está absorvendo nossos produtos, mas é fundamental estarmos sempre antenados e conectados a tudo que se apresenta como opção de crescimento e desenvolvimento para as nossas empresas. Isso exige conhecimento e investimento. Não existe fórmula pronta, existe muito trabalho à nossa frente e não podemos ignorar o grande potencial que têm os nossos produtos para mercado externo. Nosso futuro está muito atrelado a esta realidade ”.

www.jornaldaregiao.com