SENAI ENSINA A CONSTRUIR IMÓVEIS COM NOVA TECNOLOGIA

O curso de ‘Construtor de Edificações no Sistema EPS’ terá duração de duas semanas e, para participar, basta ter conhecimento básico em construção civil. Profissionais como pedreiros, arquitetos e engenheiros são o público-alvo. Para a primeira turma, na unidade Taguatinga, em Brasília (DF), as aulas serão gratuitas. Aos poucos, outros Estados devem receber o programa de capacitação em suas unidades do SENAI.

Nova tecnologia cria paredes a partir de placas de poliestireno expandido (Foto: Divulgação)

De acordo com Charles Gutemberg, engenheiro civil que trouxe o método BLOK ao Brasil, a procura já tem sido grande, chegando a 15 solicitações de inscrição por dia. As aulas, que contabilizam 40 horas por semana, incluem teoria e prática. Ao fim, o aluno estará completamente apto a erguer um imóvel usando a tecnologia BLOK, segundo orientações especificadas no projeto da obra em questão.

Ainda no SENAI-DF, os conhecimentos sobre o sistema BLOK (painéis monolíticos em EPS) serão compartilhados também na grade curricular dos cursos ‘Técnico de Segurança do Trabalho’ e ‘Mestre de Obras’.

O sistema BLOK foi criado na Europa para a reconstrução rápida do continente após o término da Segunda Guerra Mundial. O sistema é reconhecido pelo CREA/DF (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal) e já foi empregado em mais de 600 obras no país, em projetos particulares e empresariais. Entre as diversas vantagens, viabiliza construções mais rápidas e sustentáveis do que a alvenaria tradicional. É possível obter até 30% de economia financeira, já que o desperdício de material e mão de obra é próximo de zero, e até 60% de economia de tempo.

Método revolucionário

No momento em que o mundo questiona o consumo excessivo dos recursos naturais e o perigo do esgotamento de muitos deles, a BLOK possibilita a construção de casas, prédios, câmaras frigoríficas e cabeceiras de pontes, entre outros projetos, sem o uso de madeira, ajudando na preservação ambiental. Além disso, o aproveitamento total do material utilizado na obra evita o acúmulo desnecessário de lixo, tão comum na construção civil.

Os painéis de poliestireno expandido, aliados a materiais de isolamento, também permitem que os ambientes internos mantenham uma temperatura média de 22°C, reduzindo consideravelmente a necessidade de aparelhos de ar-condicionado e colaborando para a economia de energia.

O próximo país a receber a tecnologia BLOK é Angola (África), onde está prevista a construção de 25 mil casas, projeto também desenvolvido em parceria com o SENAI. Além do Brasil, a BLOK está presente em Portugal, França, Uruguai, Chile, Peru e Emirados Árabes, e há planos de expansão no Mercosul.

Mais informações sobre o curso pelo e-mail senai.taguatinga@sistemafibra.org.br.

Fonte: BLOK, via O Globo