SISTEMA FIRJAN PROMOVE WORKSHOP PARA DISCUTIR NOVA NORMA DE IMÓVEIS HABITACIONAIS

A norma tem por objetivo beneficiar o consumidor através de regras a respeito da qualidade de execução, uso e manutenção dos imóveis. Ela também institui parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, térmico, durabilidade, garantia e vida útil, determinando um nível mínimo obrigatório para cada um deles.

Além disso, tem como características estabelecer as responsabilidades de cada um dos envolvidos: construtores, incorporadores, projetistas, fabricantes de materiais, administradores condominiais e os próprios usuários.

Carlos Borges (engenheiro civil, Pós-Graduado em Administração, Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP), Roberto Lira (advogado e professor da disciplina “Aspectos Jurídicos das Construções e Incorporações” na FGV Management) e Ércio Thomaz (doutor em engenharia e pesquisador do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas) serão os palestrantes do evento, que contará com espaços para debate ao final de cada painel.

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), essa é uma das tentativas de reduzir a quantidade de reclamações relacionados à falta de isolamento acústico, ou seja, se a descarga do banheiro for utilizada, ou se a vizinha do andar de cima estiver andando de salto, evitar que o barulho seja escutado pelos seus vizinhos.

A norma vale para as construções que terão licenças autorizadas a partir de 19 de julho de 2013, sendo assim, os prédios já construídos em datas anteriores a esta estão isentos das medidas.

As inscrições devem ser feitas através do telefone 0800-0231-231. A sede do Sistema FIRJAN fica na Av. Graça Aranha, 1, Centro.

Fonte: www.firjan.org.br